sábado, 4 de setembro de 2010

Devdas (2002)

I: A tarefa que temos hoje, aqui no blog, não é nada fácil. Quer dizer, não que seja fácil falar sobre filmes normalmente, pelo menos eu considero dificílimo, mas creio que a dificuldade deste post será um pouco maior. Falaremos sobre o filme Devdas, que provavelmente muitos de vocês já conhecem, ou já viram, ou já ouviram falar.

Eu devo dizer que já o assisti pelo menos umas cinco vezes, e cada vez mais fica difícil defini-lo. Creio que porque uma hora a história toma uma complexidade estranha para mim, na outra fica extremamente leve e agradável, e na outra fica fútil, vazia a mensagem do longa.

C: Devdas foi lançado em 2002 e é baseado na história criada em 1917 por Sharat Chandra Chattopadhyay. O filme foi dirigido por Sanjay Leela Bhansali e conta a história do amor entre

Devdas (Shahrukh Khan) e Paro (Aishwarya Rai), que eram amigos na infância e foram separados quando, cansado de sua indisciplina, o pai do nosso Dev o manda estudar em Londres. Paro fica super pra morrer muito triste e, segundo uma linda tradição que não sei se existe ou se é do filme, mantém acesa uma vela para que seu amor volte para casa. Sete anos depois Dev volta ao lar, para a alegria de sua família e também a de seus vizinhos, a família da nossa Paro. Antes mesmo de ir ver sua mãe, que estava ansiosa por seu retorno, Devdas já vai à casa de Paro. Assim começam as intrigas do filme, principalmente manifestadas pelos comentários da cunhada de Dev para a mãe deste. O inconveniente de uma união com a família de Paro, socialmente inferior à de Devdas, é sempre ressaltado pelo cunhada desagradável.

O amor entre Devdas e Paro vai se desenvolvendo à vista de todos sem que ninguém tome uma atitude até que a mãe dela, Sumitra (Kirron Kher), fala sobre o assunto numa reunião na casa de Devdas. Sumitra é humilhada na frente de todos e promete que casará sua filha com uma família mais rica do que aquela. É a partir daí que os poucos incentivos e muitos obstáculos ao amor dos dois ficam claros. Devdas, um homem fraco, não aguenta a pressão de ter que enfrentar seu pai e sai de casa. Na casa de seu amigo Chunnibabu (Jackie Shroff) escreve para Paro dizendo que o amor deles nunca existiu realmente e que não poderia enfrentar o pai. Paro super fica com raiva sente o peso da humilhação e aceita se casar com o homem que sua mãe arranjou.


Enquanto isso Devdas quer esquecer de tudo e vai para um bordel com o nosso querido Chunibabbu, onde é apresentado à prostituta Chandramukhi (Madhuri Dixit). Devdas não suporta o clima do bordel, arrepende-se de ter abandonado Paro e decide voltar para ela. Chandramukhi sente que aquele homem era diferente dos outros e acaba por ele se apaixonando.

Devdas não consegue fazer Paro desistir do orgulho seguir com seu casamento e não aguenta (é, de novo) o peso da separação. Encontra na bebida a sua companheira e aí começa uma história de muuuito, muuuito sofrimento.



I: Esta versão de Devdas é encantadora por vários motivos, sendo um dos principais seus cenários deslumbrantes, figurinos deslumbrantes, artistas deslumbrantes, trilha sonora deslumbrante. Entende? O filme foi feito para o sucesso. O cenógrafo não teve medo de exagerar na opulência de cada detalhe, cada detalhe mesmo. E o filme é rico neles, um deleite para os olhos.

E é justamente isso que levanta a minha maior indignação com o filme. Por vezes, você esquece os pequenos rumos da história e se perde no cenário. E, se começa a observar isso, pensa: é assim mesmo que é para ser? Não sei se consegui me expressar de modo claro. O que eu quis dizer é, quando você vê o filme com olhos mais atentos ao roteiro, às falas e não só principalmente ao cenário, começa a observar algumas pequenas falhas (perdão, Devdas' lovers...)...

Por exemplo, eu nunca mesmo diria que a família da Paro é de um nível inferior à família do Devdas. Jamais. Ambas as mansões são deslumbrantes, ricas, todos se vestem de maneira excepcional e tudo o mais.

Outra coisa que me incomodou a partir da 3ª vez que eu vi o filme é uma certa falta de coerência sentimental nos personagens. Afinal, por que Chandramukhi se apaixonou por Devdas? Por ter sido rejeitada cruelmente por ele? Pela sua falta de gentileza pungente? Ou porque o personagem é interpretado pelo belíssimo Shahrukh? Fica no ar a dúvida.


E algo que pode se tornar exaustivo ao longo do filme, só para terminar esta pequena lista de

críticas, são as falas dotadas e interpretações poéticas e metafóricas... O que pode ser lindo para uma pessoa de coração rosa repleto de poesia, mas para quem não tem muito saco para metáforas (como eu), às vezes se torna cansativo. Salvo cenas que se tornam lindas exclusivamente por causa destas poetices, como o reencontro de Devdas e Paro.

Além do mais, alguns diálogos do filme são excelentes. As cenas de discussão acaloradas, se observadas com cuidado, são muito bem elaboradas, e a atuação, principalmente de Madhuri, está maravilhosa.

Creio que Devdas se torna inesquecível principalmente por causa de sua beleza, sendo tanto um banquete aos olhos quanto aos ouvidos, porém sem podermos desprezar também detalhes da história, que se tornam encantadores tanto quanto angustiantes. Por fim, devo dizer que é um filme que recomendo que assistam, é um clássico e é lindo que dói.

C: Tudo o que a Isa pontuou são os motivos para eu ter odiado o filme na primeira vez em que assisti e odiado com todas as forças do meu ser na segunda. A terceira não conta muito porque,

né, vi o filme TRÊS vezes e ainda por cima foi no cinema e com a Isa. Até American Pie ficaria especial desse jeito, e assim o foi com Devdas. De todo modo, sempre há algo que gostamos e no meu caso não tenho nem dúvidas de quem foram as músicas. É a minha trilha favorita e o será para todo o sempre! Foi composta por Ismail Darbar e todos os sons mais mágicos do mundo estão presentes nela, que em grande parte foi cantada por dois dos cantores que mais amo: Udit Narayan e Shreya Ghoshal. Gostaria de falar mais de uma ou outra canção, porém todas são tão maravilhosas que ficaria mal de não comentar alguma. O mesmo posso dizer de todos os clipes, que em sua maioria logo viraram clássicos do cinema indiano (não percam Maar Dala e Dola Re Dola). Sinto uma certa vergonha por num mar de clipes tão perfeitos talvez meu favorito ser... Chalak Chalak.


Mesmo normalmente sendo partidária do princípio de que só deve assistir o que se quer, a palavra "obrigatório" não basta para expressar a importância de Devdas para o cinema indiano. Os que gostam e os que não gostam da obra provavelmente ainda passarão um bom tempo a discuti-la e acredito que isto seja ótimo, mesmo tendo eu por um bom tempo brigado discutido incessantemente o filme com os fãs. É assim que deve ser cinema: movedor de emoções,fazer com que mesmo após o fim do filme ainda o estejamos pensando. E com sua linda, elegante e confusa Chandramukhi (Madhuri, te amamos), seu autodestrutivo Devdas e sua orgulhosa e (às vezes) doce Paro, é claro que Devdas move emoções por onde passa.

I: E por isso escolhemos Devdas hoje, por isso o post ficou nesse tamanho "de bolso" e por isso pode parecer confuso para quem o ler, com tantas opiniões contrárias. E para você que se sentir confuso, só tenho um conselho a dar: assista ao filme e então nos entenderá.



8 comentários:

  1. Meninas, mais uma vez levanto-me e aplaudo. Já disse que é uma delícia ler um post de vocês?

    E esses dois últimos parágrafos, meu deus? Simplesmente amei a conclusão dessa postagem!

    Vocês sabem muito bem minha posição quanto a Devdas, e sabem também que to num momento de querer reverter tudo isso, ou ao menos flexibilizar-me... e claro, esse post é tão lindo como os outros, que já to com vontade de dar a esperada segunda chance a Devdas. Ai, se eu tivesse visto no cinema com vocês...

    ResponderExcluir
  2. Então todos nós devemos dar uma nova chance a Devdas, meu caro! Afinal, se é pra dançar e se animar, é com as song-and-dances desse filme.

    E obrigada. <3

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, gostei do post :)

    Durante muito tempo Devdas foi o meu filme preferido, mas entretanto já vi melhores. Ai, eu não disse isto...
    Devdas é realmente muito bonito e deslumbrante para os olhos, e eu creio ter sido um investimento propositado do realizador.
    O que eu nunca gostei neste filme foi a escolha de SRK para o papel. Ele é tão... deslocado, a nível de idade. Não parece um rapaz saído da faculdade.

    Também concordo que se alguém ver Bollywood, este é O filme. Nada tem mais cor, ritmo e luzes do que isto.

    E a Madhuri não dança, ela flutua!

    ResponderExcluir
  4. O SRK é meio estranho mesmo. Meu problema é com ele e com a Aishwarya, que não deram a profundidade que seus personagens tem. A Aish acho até mais problemática, não fez a Paro simples e encantadora que deveria ter feito. Mas enfim, problemas de direção...

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeita pra falar do SRK, mas... Acho que o problema mesmo foi o filme ter corrido e não explorado melhor os sentimentos. Aí fica aquela certa interrogação no ar. Mas só depois da segunda ou terceira vez que você assiste (ou não).

    Come float with me, Madhu! [2]

    ResponderExcluir
  6. Isa e Carol Parabéns por mais essa postagem! esse filme nunca poderia faltar aqui né? rsrs o clássico dos clássicos rsrs eu lembro de vocês sempre discutindo sobre ele no MSN e Orkut rsrs
    Bem o que eu digo é que eu sempre gostei desse filme! só vi duas vezes a primeira vez eu vi a legenda não era das melhores e nem a imagem! Mais ai a Caroline apareceu com um torrent que a imagem era ótima e as legendas também! ai não resisti e vi de novo! Os Clipes todos mesmo são ótimos! Mais o meu preferido é o da Vela rsrs Aish Divina!

    ResponderExcluir