segunda-feira, 19 de julho de 2010

Om Shanti Om (2007)

I: Para inaugurar o blog, eu e minha ilustríssima amiga Carol não tínhamos ideia de que filme poderíamos falar sobre. De um mais atual? De um blockbuster? De uma relíquia? E, de repente, fez-se a luz. Por que não Om Shanti Om?


Om Shanti Om é um filme que não recomendo a iniciantes em Bollywood. Apesar de, a princípio, a história ser bem simples: um figurante chamado Om (ninguém mais, ninguém menos que Shahrukh Khan) vive sua vidinha pacata de figurante, com seu querido amigo Pappu (Shreyas Talpade), e nutre uma paixão platônica pela dreamy girl Shantipriya. (Deepika Padukone). Sua chance começa quando a salva de um incêndio no set e a conhece melhor. Porém, o amor de Om por Shanti não seria uma coisa tão simples assim, e, mesmo após Main Agar Kahoon's, nem tudo segue azul com bolinhas brancas. A história dá sua primeira reviravolta.


Om descobre que Shanti é casada com ninguém mais, ninguém menos que o produtor Mukesh Mehra (Arjun Rampal), em segredo, por todo esse tempo. E, nesta mesma conversa que ele ouve acidentalmente, Shanti revela estar grávida. Seu mundo desaba. Mais tarde, Om presencia, Mike trancar Shanti no estúdio e pô-lo em chamas... E, ao tentar salvá-la, tudo explode, ele voa longe e... morre.

Porém, antes de morrer, o astro Rajesh Kapoor (Javed Sheikh) o encontra ensanguentado na estrada e leva-o a um hospital, para o qual já estava indo, uma vez que sua esposa estava prestes a dar à luz. A cena é bem-feita: enquanto Om deixa sua vida, uma nova vida surge no quarto da esposa de Rajesh Kapoor.

E esse mesmo bebê que nasce ali, naquele momento, revela-se a reencarnação de Om Prakash. Om Prakash, o figurante que sempre havia desejado ser famoso e ter todas as regalias que pudesse ter, torna-se Om Kapoor, filho de um rico astro indiano.

Não revelarei muito mais sobre a história porque, apesar de que por mim contaria até a cor das meias do Shahrukh neste filme, tenho que manter o suspense.

C: Om Shanti Om foi um dos primeiros filmes indianos que vi e definitivamente penso que não é para iniciantes. Por quê? Porque apesar de a sinopse trazer aquele drama todo, o filme também é todo engraçadinho. Ele faz piada de toda e qualquer pessoa de Bollywood e tem zilhares, milhares, trilhares de participações especiais. Lá estão atores tirando sarro dos tipos de filmes que fazem, de suas manias, das manias dos outros (Sr. Manoj Kumar que o diga!). É genial ver atrizes como Rani Mukerji e Preity Zinta falando “Somos apenas bons amigos”: frase básica de atriz que não está a fim de confessar que está de caso com alguém. Mais genial ainda é ver Akshay Kumar (GATO) com uma arma na região genital(opa!) atirando em bandidos. Coisas que só tem a mesma graça se você já conhece pelo menos um pouco daqueles atores, se tem alguma ideia do que eles estão zoando.

I: Sempre vi Om Shanti Om como um filme em homenagem ao cinema indiano, mesmo sem conhecer muito do mesmo. Nota-se, pelo estilo do humor e das cenas, que tem algo por trás. E, mesmo quem conhece muito de Bollywood, ainda deixa escapar alguns detalhes do filme, de primeira. Na realidade, eu ainda deixo vários, e olha que não vi o filme poucas vezes!

O que torna Om Shanti Om tão especial é o fato de ele concentrar, no mesmo filme, pitadas de vários gêneros: romance, suspense, humor, terror. Tudo muito bem controlado e bem feito, para você assisti-lo e ter o gostinho de “quero mais”. Apesar de ter dito que não o recomendo para iniciantes, creio que qualquer público pode apreciar a história, mas, é claro, perderá a melhor parte que as piadas têm a oferecer.

C: Bem, e Om Shanti Om tem um dos momentos mais lindos e raros de Bollywood: o clipe da música Deewangi Deewangi. O que há de especial nele é haver 31 (!) atores de Bollywood dançando e cantando juntos! Não é a mesma coisa que artistas se unirem pra cantar “We Are The World” (uma iniciativa louvável, nada contra); no caso de Deewangi Deewangi a união é pelo puro prazer da diversão e para prestigiar o tão querido e lindo Shahrukh Khan. Há atores de diferentes gerações e graus de importância, e cada um dá um toque especial à música. Quem já viu o clipe muitas vezes como fiz, não esquece da troca de olhares sensuais e depois brincalhões entre Kajol e Shahrukh; do modo estranhíssimo de Dharmendra dançar ; das carinhas fofas de Shabana Azmi e Juhi Chawla; do clima Go-Go Bar criado por SRK, Sanjay Dutt, Salman Khan e Saif Ali Khan dançando em cima de um balcão. Há muito mais entre os itens que nos fazem amar esse clipe, não sendo um deles o jeito de bruxa da Rekha ao passar a mão no rosto do nosso herói (medo).

I: Não existem só razões para gostar-se de Deewangi Deewangi, e sim de toda a trilha sonora composta por Vishal-Shekhar, que nos traz músicas maravilhosas, para todos os climas do filme. Se você não gostar de assistir a Om Shanti Om, pelo menos das músicas irá gostar!

Tantos motivos para gostar deste filme...! Os atores, as músicas, as danças, o significado dele para o cinema... Justamente por Om Shanti Om ser tão mágico que o escolhemos para ser nossa primeira postagem. Para trazer um pouquinho dessa magia para vocês, leitores. E um pouco de cada sentimento que temos ao assistir a esse e a outros filmes.

C: Não podemos esquecer que também escolhemos Om Shanti Om para deixar claro na memória de todos nós que Arjun Rampal não deve usar bigode e que Shahrukh Khan fica lindo com cabelo tigelinha.

Comentários inúteis à parte, realmente viemos dividir com vocês um pouco da magia que o cinema indiano trouxe às nossas vidas. Todo esse encantamento está presente em cada momento de Om Shanti Om e esperamos que também possa estar na vida de vocês (...nem que seja só às vezes?).

19 comentários:

  1. Só para ser a primeira a comentar aqui!
    \o/
    [Tô com muita pressa e quando chegar leio tudo isso!]

    Parabéns pelo blog, meninas. E meus olhos adoraram o que viram nessa olhada apressada que deram por aqui.

    Vcs são ótimas!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! ^^

    Não posso escrever outro primeiro comentário que não esse...rsss

    Primeiramente parabéns pelo Blog meninas, fico orgulhosa pelas cheerleaders =D

    Segundamente, adorei a postagem sobre OSO. Sempre gostei muito do filme, da trilha, do bom humor e principalmente da cena da premiação (pelo que me lembro foi uma das cenas de filme que mais me fez rir, chorar de rir). Quando assisti a Om Shanti Om pela primeira vez SRK já era queridinho, mas Deepika se tornou minha queridinha na mesma hora!!!

    Bom...espero mais postagens e que o blog brilhe muito
    *_*

    ResponderExcluir
  3. Como eu fui descobrir esse blog só agora? Nossa Meninas parabéns que divertido ler adorei! Espero que continuem sempre! Esse foi o texto mais legal que eu já li sobre OSO!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, agora li tudo e... Amei!!

    Vcs são ótimas de verdade e fizeram a melhor descrição de OSO que poderia ser feita!

    =**

    ResponderExcluir
  5. Oioi, vi o link de vcs no blog do Ibi!

    A coincidência disso tudo é que OSO foi o primeiro filme indiano q assisti, e pasme: no avião, VOLTANDO da Índia (que desperdício hahahaah). Logo, ele tem razões ultramegaafetivas p eu gostar dele. E realmente, as piadinhas sobre os atores eu não entendo até hj - não assisti a muitos filmes de Bollywood na minha vida.


    Mas confesso q achei esse filme muito "samba do crioulo doido", não entendi a 'proposta" dele (mania de cinéfila ocidental , de achar q todo filme tem q ter um significado), e minha impressão do Universo bollywoodiano é que os filmes são muuuuito "ingênuos" e clichês. Daí que não me tornei assim uma fãããããããã~de Bollywood. Não vi nada ainda que me fizesse dizer: "CARA, ESTE É O FILME!". E o excesso de song-and-dance dos filmes me irrita (exceção feita justamente p OSO)

    Abraços e vou linkar o blog de vcs!

    ResponderExcluir
  6. PS: SRK foi meu primeiro amor indiano, mas tomei muito ódio dele depois q o vi estrelando comerciais de cremes branqueadores ( e sem essa de ser "da cultura deles") . ÓDIO MORTAL desse feioso!!!

    ResponderExcluir
  7. Gabiii, nosso primeiro comentário de todos os tempos *-* Além disso, você assistiu ao filme conosco. Nem sei se teve graça ler o post, afinal você já tinha ouvido nossos comentários!

    Pri, eu achava a Deepika uma magrela feiosa e ponto. Depois paguei minha língua em Love Aaj Kal e agora ela é minha queridinha também. Brilharemos...[espero]

    Vini, do jeito que você ri das bobagens que nós falamos, deveria ter imaginado que você fosse gostar :)

    Sheila, achei este filme um horror da primeira vez em que o assisti. Um drama doido, não entendia qual era a graça de um monte de coisas, aquela Deepika que eu achava estranha...um fracasso. Depois de ver mais uns filmes e entender mais as piadinhas, comecei a gostar bastante do filme e ainda sim não gosto tanto quanto costumam gostar. Os musicais são hilários =D

    Não odeie o Shahrukh, poxa. Se eu fosse pensar em tudo de muito forte que me incomoda nos meus atores favoritos indianos, eu não gostaria de mais ninguém...exceto da Madhuri.

    ResponderExcluir
  8. Ah, escrevam mais, tô ansiosa pelos próximos posts!

    Carol, creme branqueador não dá, né!!! Por isso q amo o Aamir Khan, duvido muito q ele fosse fazer algo tão racista e nojento como estes comerciais!

    ResponderExcluir
  9. Escreveremos =D

    E sim, não dá. E sim, o Aamir é lindogatzmaravilhoso e um super exemplo. Mas eu tenho que esquecer umas coisas pra não perder meus amores, oras.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe mais eu tenho que comentar eu não acho esses comerciais uma atitude preconceituosa! Se eles os Indianos gostam de pele mais clara eles tem que vender um produto para clarear ué e pra vender é preciso comerciais! E com celebridades nos comercias os produtos vendem mais! E se lá eles gostam de ter a pele mais clara aqui nos gostamos de ter a pele mais escura! Eu vejo esse produto ai como um bronzeador ao contrario rsrs

    Adoro o SRK e acho que ele não é nem um pouco preconceituoso!

    ResponderExcluir
  11. Poxa, por que eu não tinha escrito ainda?? Faço minhas quase todas as palavras do povo acima. Adorei o esquema post duplo, adorei o texto do primeiro post, adorei o nome do blog.

    E desejo todo o sucesso a vocês, sem restrições. Garotas, brilhem.

    ResponderExcluir
  12. I'm feeling like Edward. [2]
    Comentando sobre um dos comentários lá acima, eu penso que OSO é um filme feito para os filmes indianos, por isso tantas referências a outros momentos de Bollywood. Uma espécie de homenagem ao próprio cinema. E acho que não fica pra trás no que pretende fazer, não. E, pra não ficar só como uma homenagem engraçada, eles criaram toda essa história de reencarnação. Achei bem pertinente e criativo. :)

    Enfim, adoro Om Shanti Om com todos seus song-and-dances, atores e cores! :D

    ResponderExcluir
  13. Carol e Isa, nem sei bem como pedir isto, mas... dá para vocês postarem todos os dias? Ou quase?
    É que eu AMO os vossos textos, muito muito!

    ResponderExcluir
  14. Bárbara, é tão bonito ver alguém de quem você é fã falando bem do do que você faz! Emoção aqui, oi.

    Sobre postar diarimente...é quase impossível. Mas ao menos tentaremos não demorar mais de um mês até a próxima postagem, hohoho.

    ResponderExcluir
  15. Carol, hoje é dia 30... onde está o meu post do dia?

    PS - eu é que sou tua fã!

    ResponderExcluir